A Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC oferece aos sistemas e redes de ensino ferramenta útil para aquisição ou adoção das TDIC. É o Guia de Tecnologias
Educacionais e da Articulação da Escola com seu Território. Este guia foi criado e organizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
As tecnologias forasm classificadas e categorizadas por diferntes dimensões, setores ou áreas: comunicação e uso de mídias, cultura digital, cultura e artes, educação econômica,
acompanhamenhto pedagógico, direitos humanos em educação, educação ambiental, esporte e lazer, investigação no campo da ciência da natureza e produção da saúde.
Mônica Ghardelli, diretora de formulação de conteúdos educacionais da Secretaria da Educação Báscia (SEB), selecioniou tecnologias em função da contribuição para a aprendizagem de cada tema.
Para a diretora, as contribuições do guia foram feitas de forma a proporcionar a melhoria da qualidade da educação, em especial no campo da educação integral e integrada. A educação integral e integrada é entendida como ensino em jornada escolar ampliada, com duração igual ou superior a sete horas diárias, compreendendo o tempo total em que o estudante permanece na escola ou em atividades educativas em outros espaços da comunidade local e da cidade, ofertado durante todo o período letivo e articulado por uma proposta pedagógica consistente e coerente com a ideia de educação integral e integrada.
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