Estudos sobre letramento digital revelam a necessidade de integração das tdic ao centro do processo de ensino-aprendizagem. são reduzidos os estudos sobre a temática que envolvem imersão na realidade escolar, espaço de confluência de desenvolvimento de competências digitais. o letramento digital, como processo de desenvolvimento de competências para acessar, localizar, selecionar, organizar informações, construir e compartilhar conhecimentos, visa o alcance de possibilidades de protagonismo na resolução de problemas. o design pedagógico sob perspectiva de letramento digital mobilizou um ciclo de ações educativas para desenvolvimento das habilidades docentes de mapear, narrar, tecer e mediar. contribuiu para o entendimento dos desafios existentes nas dimensões infraestrutura, administrativa-pedagógica, didática-pedagógica e pessoal. ampliou-se na direção de uma educação emancipatória, autônoma, coletiva e ética, expressas nos trabalhos escolares.  

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MARIA DE FÁTIMA SERRA RIOS. Letramento Digital no ensino fundamental: a intencionalidade educativa de seu Design Pedagógico Tese (Doutorado) – Orientação: Dra Stela C B Piconez - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2018.