Autores : Édison Trombeta de Oliveira, Stela Conceição Bertholo Piconez
O Conceito Preliminar de Cursos (CPC), componente do Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), é um índice que permite observações
gerais em nível nacional, um aspecto importante da política educacional pública brasileira. O
presente artigo tem como base os dados do CPC para analisar as avaliações dos cursos de graduação
presenciais e a distância (EaD) no Brasil.
Esta análise não tem como propósito comparar as duas
modalidades de ensino nem delimitar qual é a ideal ou o parâmetro a ser adotado. Breve discussão das
políticas de avaliação da educação superior brasileira e da expansão deste nível nos últimos anos, com
ênfase na EaD, serão apresentadas e debatidas com os dados obtidos no Portal eMec. Pôde-se
observar uma distribuição bastante diferente entre os cursos presenciais e a distância. Nas graduações a
distância, mais de 65% delas se situam no conceito 3. Tal conceito refere-se ao mínimo para não ter o
risco de sofrer intervenção externa, segundo a legislação vigente. Na modalidade presencial, este
número está em torno de 50%. Pode-se depreender dos dados, que os cursos a distância, realizam o
mínimo para não passarem por avaliação in loco, bem como esses números podem ser consequência da
resistência das instituições de excelência em ofertar cursos a distância.
Evento: Avaliação: Revista de Avaliação da Educação Superior
Local: Revista Online
Período: 2017
Volume: 22
Página: 833-851
DOI: 10.1590/S1414-40772017000300014
ISSN: Print version ISSN 1414-4077On-line version ISSN
1982-5765
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