Educação com Tecnologia

Páginas

  • Licença de Uso
  • Página inicial

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Pesquisa sobre REA




O tema tratado como resultado de pesquisa e referências sobre os Recursos Educacionais Abertos identificou os diferentes tipos de conexão, a fundamentação pelo conectivismo e levantou um questionamento importante: O que as redes abertas permitem para qualificar a educação?

Alguns aspectos foram levantados, dentre eles a existência de novas formas de produtividade em larga escala; a ampliação da Colaboração distribuída entre pares com base no commons (comum a todos, comunidade etc.).

Também foi discutia a necessidade de gerar inovação social, não-rival, não-excludente. Levantaram, enquanto pesquisadores do tema, que a abertura está no sujeito (docente e estudantes) que usam os REA. Esta abertura é muito mais humana que tecnológica. Podemos fazer de um vídeo ou de uma enciclopédia virtual muitos desobramenhtos e co-criações derivadas de seus conceitos complexos exibidos com a hipertextualidade midáitca presente hoje nos softwares, recursos e REA existentes.

Curso marginal perto de zero sem necessidade de intermediação
Formação continuada de professores
Desenvolvimento de cultura digital
Incentivo a colaboração, co-criação e criatividade

O grande desafio seria o de se conseguir criar um curso perto de zer, ou seja, sem necessidasde de intermediação. Isto acontece muito em propostas heutagócas, muitas vezes, utilizadas no e-learning, pesquisas personalizdas etc.

Não se descartam, em hipótese nenhuma, a emergente necessidade de formação contínuas dos professores, com desenvolvimento de uma cultura digital (letramento digitale letramento informacional) para que aprendam a trabalhar de forma cooperativa e colaborativa, compartulhamento suas construções coletivas de conhecimentos em todas as áreas do conhecimento a que são responsáveis na formação específica.

                                CLIQUE AQUI para acessar o PDF.


Postado por stelapiconezblogspot às 06:35
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Marcadores: PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial
Assinar: Postar comentários (Atom)

CATEGORIAS

  • Apresentação (4)
  • Artigo (19)
  • Dissertação (6)
  • Infografia (5)
  • Livro (15)
  • Página Web (19)
  • PDF (15)
  • Teóricos (1)
  • Tese (15)
  • Vídeo (10)

Arquivo do blog

  • ►  2019 (10)
    • ►  abril (10)
  • ►  2018 (2)
    • ►  janeiro (2)
  • ►  2017 (6)
    • ►  outubro (6)
  • ►  2016 (13)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  junho (4)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (4)
  • ►  2015 (12)
    • ►  setembro (7)
    • ►  maio (2)
    • ►  março (1)
    • ►  janeiro (2)
  • ▼  2014 (25)
    • ►  novembro (11)
    • ►  outubro (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (2)
    • ▼  janeiro (8)
      • Manual sobre Blog na Educação
      • CMC 2014 - Brazil
      • Impacto da Obra: REA e Redes Sociais (redistribuiç...
      • Fostering Collaborative knowledge with CMapTools i...
      • Pesquisa sobre REA
      • Ecosistema Conhecimento Conectado
      • Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE ...
      • Convocatoria de Trabajos CMC 2014 - Sexto Congreso...
  • ►  2013 (44)
    • ►  dezembro (2)
    • ►  novembro (35)
    • ►  outubro (7)

G1 > Educação

Carregando...

UOL RSS Tecnologia

Carregando...

SlideShare

Pesquisa sobre REA de Universidade de São Paulo
Congresso ANDEA / Mackenzie - 29_08_2013 de Universidade de São Paulo
Ecossistema Conhecimento Conectado de Universidade de São Paulo

Links Úteis

  • Biblioteca Digital Mundial
  • CENPEC - TIC e Educação
  • COURSERA
  • e - Aulas USP
  • EDX.org
  • Folha Educação
  • Folha Tecnologia
  • Instituto Ayrton Senna
  • Khan Academy
  • KMI CoLearn
  • Lista de Massive Open Online Courses
  • MIT
  • Nova Escola
  • Olhar Digital
  • Plano Nacional de Educação
  • Portal do Professor
  • Portal MEC
  • REA e Redes Sociais - KMI Open University
  • REA UNESCO
  • Revista Latino-Americana de Educação a Distância
  • VEDUCA

Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

Creative Commons. Tema Viagem. Imagens de tema por bopshops. Tecnologia do Blogger.