Parte da percepção de que na culturadigital ou cibercultura temos a emergência de algo precioso e muito favorável à sala de aula baseada na aprendizagem participativa e colaborativa, preconizada e desenvolvida por clássicos educadores. Trata-se da dinâmica cognitiva e comunicacional das gerações que emergem com as potencialidades do computador, do telemóvel e da internet operacionalizados como conectividade, multidirecionalidade, partilha, colaboração, interatividade...Como diz Santaella, tivemos a centralidade do “leitor contemplativo” que realiza uma leitura individual, solitária e linear, correspondente aos meios unidirecionais de massa (imprensa, rádio e tv); na era digital a centralidade é do “leitor imersivo” que navega por nós e faz nexos, operando através da tela digital online uma linguagem que ele mesmo constrói com outros indivíduos conectados. Clique AQUI para ver a pesquisa completa. |
quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Educação e Tecnologias: Reflexão, Inovação e Práticas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário