quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Equipes de produção de materiais digitais de aprendizagem e os critérios de usabilidade técnica e pedagógica: um diálogo necessário



Clicar AQUI para ver a publicação.
PICONEZ, S. C. B.; NAKASHIMA, R. H. R. Equipes de produção de materiais digitais de aprendizagem e os critérios de usabilidade técnica e pedagógica: um diálogo necessário.  In: BARROS, Daniela Melaré Vieira; NEVES, Claudia; SEABRA, Filipa Barreto de; MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana. (Org.). Educação e tecnologias: reflexão, inovação e práticas , 2011 

Consumo das tecnologias pelos estudantes do Ensino Fundamental: potencialidade das técnicas qualitativas de pesquisa


Esta pesquisa focalizou a integração das metodologias e técnicas qualitativas como forma de aproximação da realidade pesquisada. Como estudo de caso de natureza descritivo-exploratória, teve como embasamento teórico os estudos contemporâneos sobre metodologias qualitativas de pesquisa (BOGDAN; BIKLEN, 1994; SÁNCHES GAMBOA, 2003; FLICK, 2002; dentre outros). As técnicas selecionadas (questionário, entrevista, grupo focal, filmagem e diagrama) captaram dados sobre o tema consumo de tecnologias em uma escola pública da Grande São Paulo, com estudantes do Ensino Fundamental, e permitiram identificar importantes dados sobre esse consumo em três vertentes: consumo de tecnologia para uso pessoal, consumo de tecnologia na escola e conhecimento sobre o descarte do lixo eletrônico. O conjunto de dados quantitativos e qualitativos confirmou o uso das tecnologias digitais caracterizado pelo acesso às mídias sociais. Revelou os desafios de infra estrutura para inserção das tecnologias nas atividades escolares e a consciência ecológica sobre o descarte do lixo eletrônico.  
Clicar AQUI para ver em PDF.

PICONEZ, Stela Conceição Bertholo ; NAKASHIMA, R. H. R. ; Souza, Régis Luiz Lima de . Consumo das tecnologias pelos estudantes do Ensino Fundamental: potencialidade das técnicas qualitativas de pesquisa, 2010. Olhar de Professor (UEPG. Impresso)JRC, v. 13, p. 279-295, 2010

O Desenvolvimento Profissional da Docência na Formação de Professores face a utilização das tecnologias



Clicar AQUI para ver a publicação.
PICONEZ, S C B. e FILATRO, AC. O Desenvolvimento Profissional da Docência na Formação de Professores face a utilização das tecnologias. In Revista Educação Temática Digital, Unicamp, Campinas-SP,v.10, no.2, 2009

Formação Permanente de Educadores, REA e Integração dos Conhecimentos



Este capítulo tem por finalidade apresentar uma proposta dinâmica de integração de componentes educacionais abertos, na formação permanente de educadores, para desenvolvimento de proposta pedagógica inter, intra e transdisciplinar.outros indivíduos conectados.

Clique AQUI para ver a pesquisa completa.
Piconez, Stela Conceição Bertholo ; NAKASHIMA, R. H. R. ; PICONEZ, O. L. Formação permanente de educadores, Recursos Educacionais Abertos (REA) e integração dos conhecimentos. In OKADA, A. (Org.). Recursos Educacionais Abertos e Redes Sociais: coaprendizagem e desenvolvimento profissional. KMI, The Open University, 2012. 

Educação e Tecnologias: Reflexão, Inovação e Práticas



Parte da percepção de que na culturadigital ou cibercultura temos a emergência de algo precioso e muito favorável à sala de aula baseada na aprendizagem participativa e colaborativa, preconizada e desenvolvida por clássicos educadores. Trata-se da dinâmica cognitiva e comunicacional das gerações que emergem com as potencialidades do computador, do telemóvel e da internet operacionalizados como conectividade, multidirecionalidade, partilha, colaboração, interatividade...Como diz Santaella, tivemos a centralidade do “leitor contemplativo” que realiza uma leitura individual, solitária e linear, correspondente aos meios unidirecionais de massa (imprensa, rádio e tv); na era digital a centralidade é do “leitor imersivo” que navega por nós e faz nexos, operando através da tela digital online uma linguagem que ele mesmo constrói com outros indivíduos conectados.

Clique AQUI para ver a pesquisa completa.
Piconez, Stela Conceição Bertholo ; NAKASHIMA, R. H. R. EQUIPES DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E OS CRITÉRIOS DE USABILIDADE TÉCNICA E PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. In: BARROS, Daniela Melaré Vieira; NEVES, Claudia; SEABRA, Filipa Barreto De; MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana. (Org.). Educação E Tecnologias: Reflexão, Inovação E Práticas. Lisboa: PUBLICAÇÃO DIGITAL GRATUITA, 2011, V. , P. 364-ISBN registrado foi: 978-989-20-2329-8, em Lisboa- Portugal. 399.

Horizon Report 2012

É um relatório internacional conhecido como Horizon Report cuja série teve início em 2002. Identifica e descreve tecnologias emergentes e seus impactos mundiais para o ensino, aprendizagem e habilidades criativas. 
O Horizon Report 2012 é o nono na série;  introduz seis tecnologias emergentes ou práticas com tecnologias que provavelmente contribuirão com as tendências e desafios de adoção durante os cinco próximos anos (e-books, mobile-learning; realidade ampliada, aprendizagem apoiada por games, computação apoiada pela linguagem gestual, metodologias de aprendizagem analítica).

Televisão digital: atributos tecnológicos e princípios pedagógicos para implementação no contexto escolar


Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a televisão digital como forma de ampliação do acesso da sociedade a informações relevantes para sua formação cultural e promoção da cidadania e o cenário de sua inserção nos contextos escolares e educativos brasileiros. O trabalho fornece subsídios teóricos, conceituais e históricos necessários para os debates de educadores e agentes dos sistemas de educação sobre a implementação e uso da televisão digital no cotidiano escolar. Resgata experiências anteriores de utilização da televisão na escola no período pós-LDB, além de mapear as pesquisas sobre o tema. Estão agrupadas informações sobre a origem e a história da televisão convencional analógica, sobre o computador e sobre a televisão digital apresentando os preceitos técnicos e teóricos relacionados com a integração dessas três tecnologias. Em seguida, desenvolve uma reflexão que articula os conceitos, o contexto e as perspectivas para uso educativo da televisão digital no Brasil com base em implicações pedagógicas constatadas na revisão de estudos anteriores. São propostos tópicos específicos relacionados à prospecção e ao desenvolvimento dos futuros projetos de implementação da tecnologia no contexto educativo contemporâneo nos domínios da televisão digital e dos recursos computacionais. 
Clicar AQUI para ver em PDF.
SACRINI, Marcelo Televisão digital: atributos tecnológicos e princípios pedagógicos para implementação no contexto escolar.Dissertação (Mestrado) Orientação: Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez. Faculdade de Educação USP, 2008