quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Educação e Tecnologias: Reflexão, Inovação e Práticas



Parte da percepção de que na culturadigital ou cibercultura temos a emergência de algo precioso e muito favorável à sala de aula baseada na aprendizagem participativa e colaborativa, preconizada e desenvolvida por clássicos educadores. Trata-se da dinâmica cognitiva e comunicacional das gerações que emergem com as potencialidades do computador, do telemóvel e da internet operacionalizados como conectividade, multidirecionalidade, partilha, colaboração, interatividade...Como diz Santaella, tivemos a centralidade do “leitor contemplativo” que realiza uma leitura individual, solitária e linear, correspondente aos meios unidirecionais de massa (imprensa, rádio e tv); na era digital a centralidade é do “leitor imersivo” que navega por nós e faz nexos, operando através da tela digital online uma linguagem que ele mesmo constrói com outros indivíduos conectados.

Clique AQUI para ver a pesquisa completa.
Piconez, Stela Conceição Bertholo ; NAKASHIMA, R. H. R. EQUIPES DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM E OS CRITÉRIOS DE USABILIDADE TÉCNICA E PEDAGÓGICA: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO. In: BARROS, Daniela Melaré Vieira; NEVES, Claudia; SEABRA, Filipa Barreto De; MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana. (Org.). Educação E Tecnologias: Reflexão, Inovação E Práticas. Lisboa: PUBLICAÇÃO DIGITAL GRATUITA, 2011, V. , P. 364-ISBN registrado foi: 978-989-20-2329-8, em Lisboa- Portugal. 399.