sexta-feira, 29 de maio de 2015

Educação a distância: a articulação das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e os estruturantes didáticos (2002-2012)

Esta pesquisa investigou na produção acadêmica sobre EaD as questões emergentes do seu paradigma educacional em função da inserção das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação) por meio de plataformas virtuais com o objetivo de compreender principais tendências, contribuições e desafios identificados. Descreve os principais conceitos ligados à EaD e às plataformas virtuais de aprendizagem, destacando-se as características do Moodle. 

Apresenta as gerações da modalidade EaD, a legislação vigente, amplo número de produções científicas nacionais, predominante em cursos da rede privada da Educação Superior. Questiona seu paradigma como diferenciado do modelo tradicional de ensino e como são tratados os estruturantes didáticos em suas propostas de cursos bem como questões referentes à formação docente e à inserção das TDIC em diferentes modalidades de EaD. 

Focaliza a opção metodológica por uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva de referências e a criação de categorias de análise ligadas aos estruturantes didáticos. Identifica as tendências, contribuições e desafios da EaD articulada à presença ou não dos estruturantes didáticos (contexto institucional, modalidades, fundamentação da visão de ensino e de aprendizagem, inserção dos recursos tecnológicos e suas contribuições aos processos de ensino e de aprendizagem e processo de avaliação). 

Conclui pela necessidade de uma ressignificação educacional da inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que reduza a reprodução da sala de aula tradicional e que forme docentes capazes de compreender a complexidade existente na convergência de dimensões antes menos integradas ao processo de ensino e de aprendizagem como as competências cognitivas, emocionais e éticas.

A inserção das TDIC implica planejamento e formação prévia e continuada dos professores para evitar o que ocorre atualmente com os modelos tutoriais de EaD com estratégias pré-planejadas, processos diretivos rígidos, com memorização de fatos e/ou informações isoladas, reforçando paradigmas educacionais tradicionais. 

Os estruturantes didáticos precisam ser considerados nas articulações dos diferentes saberes docentes (conhecimentos específicos, conhecimentos pedagógicos e conhecimentos tecnológicos) com foco prioritário no protagonismo discente da aprendizagem e na interação colaborativa. O maior desafio consiste em reduzir a ênfase dada a tecnologia, como se ela, por si só, pudesse ser responsável pela melhoria da democratização e qualidade da educação.


Bárbara Peres Barbosa


Clicar AQUI  para ver em PDF.
(Mestrado) – Orientação: Dra Stela C B Piconez - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo

NASA and Redirect Missão Asteroid



A NSA e o IHMC coordenado pelo prof. Alberto Cãnas liberaram pelo App para iPad um grande modelo de conhecimento baseado em Mapeamento Conceitual no qual dezenas de mapas conceituais foram utilizados para organizar e navegar por meio de recursos como imagens, vídeos e links da web relacionado às missões da NASA para trazer parte de um asteróide e colocá-lo em órbita lunar para exploração pelos astronautas. Cada um dos Mapas Conceituais representam o conhecimento dos cientistas sobre este tema específico.


Segundo Alberto Cãnas, ainda que você não tenha interesse sobre a Exploração Espacial,  deste projeto (ARM), este material representa bom exemplo de como os mapeamentos conceituais e seus resultados em mapas podem ser utilizados para explicar temas complexos e organizar extenso volume de informação. Considera ser ainda um  bom exemplo para mostrar aos estudantes e pesquisadores o que se pode ganhar em sentido e significado na construção de modelos organizados do conhecimento. Todos os mapas foram construídos utilizando-se o software CmapTools.

Para ter acesso a este excepcional trabalho e desfrutar do APP, pelo site do iTunes se pode conhecer tal trabalho.

Clicar AQUI para ver o artigo.