As tecnologias digitais de informação e de comunicação e a sala de aula
Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez
Faculdade de Educação - USP
A inserção das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação nas salas de aula requer alguns cuidados e reflexões que giram sobre a responsabilidade e papel da escola na constituição de todo cidadão.
Não se trata somente da instalação de computadores, tablets, smartphones ou softwares disponíveis aos estudantes; antes, é necessária a existência de alguns aspectos importantíssimos, tais como:
1. formação dos professores (letramento digital) para poder desenvolver nos estudantes o letramento informacional;
2. a existência de proposta pedagógica sólida que não descaracterize a legislação educacional e seus parâmetros curriculares nacionais;
3. oferta de condições para produção de material digital de aprendizagem ou uso dos materiais existentes, mas com intencionalidade educativa;
4. discussão permanente entre equipe gestora, professores, especialistas e os próprios estudantes sobre os benefícios e oportunidades que ampliam a aprendizagem significativa com apoio das tecnologias e,
5. envolvimento da família nos projetos da escola incluindo os que envolvem o uso das tecnologias.
Dessa forma, não é necessário descaracterizar a sala de aula, seus componentes curriculares e troca de mobiliário por salas com almofadas, inexistência de biblioteca, livros didáticos, laboratórios etc. É o uso intencional educativo que se faz destes materiais aliados à proposta pedagógica que poderá fazer a diferença.
É importante não esquecer ainda que a diversidade nos gêneros e tipos de materiais enriquecem a hipertextualidade, que amplia posturas metodológicas mais inter, intra e transdisciplinares.Para saber trabalhar de forma inovadora cuidar da formação permanente dos professores e muito trabalho colaborativo é recomendável e relevante.
Obs. Ver reportagem dada ao Jornal da Globo em 20/maio/2014
Google se une a uma escola de São Paulo para mudar métodos de ensino
Gigante da internet está possibilitando mudanças dentro da sala de aula. Alunos podem ter um contato direto com a tecnologia para o aprendizado.
Clicar AQUI para ver o artigo.