Esta investigação tem o objetivo de apresentar as contribuições do Design Thinking para concepção de interfaces de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) centradas nas necessidades e expectativas do usuário. A literatura aponta que o Design Thinking utiliza a sensibilidade e os métodos dos designers para catalisar a colaboração, a criatividade e a busca por soluções inovadoras pela observação empática e a partir
                         da prototipagem rápida, com análise de diferentes realidades.

  
Clicar AQUI para ver em PDF.

Este tema foi discutido durante 2014 e 2015 pelos pesquisadores do Grupo Alpha / Diretório CNPQ / MEC e trouxe grandes contribuições às pesquisas realizadas pelo grupo. Carolina contribuiu com inúmeras reflexões, dúvidas e desafios sobre o tema que tem reduzida produção nacional.


Cavalcanti, Carolina Magalhães Costa. Contribuições do Design Thinking para concepção de interfaces de ambientes virtuais de aprendizagem centradas no ser humano.

Tese (Doutorado) – Orientação: Araújo, Ulisses Ferreira de - Faculdade de Educação,  Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.