sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Diálogo didático mediado on-line: subsídios para sua avaliação em situações de ensino-aprendizagem

Apresentamos os resultados de uma pesquisa que focaliza o diálogo didático mediado on- line e sua avaliação como formas de construção de conhecimento e desenvolvimento de habilidades. Utilizou-se uma abordagem dialética, em estudo de caso, caracterizado pela adoção de momentos etnográficos em disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de São Paulo, no primeiro semestre letivo de 2003. O ponto central da investigação foi a avaliação da comunicação dialogada em fóruns on-line. A partir de revisão teórica, foram definidas categorias de análise com foco nas dimensões cognitivas e sociais da aprendizagem, norteadoras do processo de avaliação na perspectiva teórica de investigação permanente. Foi então desenvolvido um protótipo de um sistema informatizado de avaliação - o Di@loga -, como subsídio à avaliação da comunicação dialogada em situações de ensino-aprendizagem em rede. A análise dos dados apontou a comunicação dialogada através dos fóruns como estratégia adequada à construção de conhecimento em contextos específicos, que consideram o aluno como centro do processo na perspectiva de aprendizagem cooperativa. Os resultados iluminaram a construção de referenciais para avaliação da educação apoiada em tecnologias da Internet.

Clicar AQUI para ver em PDF.

VAN DER LINDEN, Marta Maria Gomes. Mediated On-Line Didactic Dialog: support for evaluation in teaching-learning environments. 2005. 261 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

Tese (Doutorado) – Orientação: Dra. Stela C B Piconez - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2014.