Esta pesquisa apresenta uma reflexão sobre a televisão digital como forma de ampliação do acesso da sociedade a informações relevantes para sua formação cultural e promoção da cidadania e o cenário de sua inserção nos contextos escolares e educativos brasileiros. O trabalho fornece subsídios teóricos, conceituais e históricos necessários para os debates de educadores e agentes dos sistemas de educação sobre a implementação e uso da televisão digital no cotidiano escolar. Resgata experiências anteriores de utilização da televisão na escola no período pós-LDB, além de mapear as pesquisas sobre o tema. Estão agrupadas informações sobre a origem e a história da televisão convencional analógica, sobre o computador e sobre a televisão digital apresentando os preceitos técnicos e teóricos relacionados com a integração dessas três tecnologias. Em seguida, desenvolve uma reflexão que articula os conceitos, o contexto e as perspectivas para uso educativo da televisão digital no Brasil com base em implicações pedagógicas constatadas na revisão de estudos anteriores. São propostos tópicos específicos relacionados à prospecção e ao desenvolvimento dos futuros projetos de implementação da tecnologia no contexto educativo contemporâneo nos domínios da televisão digital e dos recursos computacionais. 
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SACRINI, Marcelo Televisão digital: atributos tecnológicos e princípios pedagógicos para implementação no contexto escolar.Dissertação (Mestrado) Orientação: Profa. Dra Stela C Bertholo Piconez. Faculdade de Educação USP, 2008